4 problemas comuns de partida em veículos diesel

4 problemas comuns de partida em veículos diesel

4 problemas comuns de partida em veículos diesel

Saiba como os motores diesel funcionam

Em um motor diesel o combustível é inflamado por meio do calor causado pela compressão. Isso quer dizer que o ar e o combustível devem atingir a temperatura necessária para que o motor ligue. É por essa razão que, muitas vezes, esses motores precisam esquentar antes de se dar partida, o que pode dificultar o seu funcionamento em dias mais frios.

Nos motores a gasolina, álcool e flex, são as velas de ignição que fornecem a faísca para gerar a combustão. Isso faz com que esses motores não encontrem a mesma dificuldade na hora de dar a partida.

O que permite a geração de calor e a combustão espontânea do diesel é a alta taxa de compressão desse tipo de motor. Enquanto nos motores do ciclo Otto essa taxa é de, em média, 9:1, os motores diesel podem alcançar a taxa de 20:1.

É importante lembrar também que a taxa de compressão é a razão que indica quantas vezes a mistura entre ar e combustível é comprimida durante a fase de compressão.

Conheça problemas de partida comuns em motores diesel

1. Partida mais demorada em dias frios

Como vimos, o motor diesel precisa de calor interno para inflamar o combustível. Por isso, é normal que em dias mais frios seja preciso esperar um pouco mais até que a temperatura necessária seja atingida.

Não se preocupe, pois essa situação é muito comum. Quando isso ocorrer, gire a chave para a posição inicial sem ligar o motor. Uma luz no painel indicará quando o motor estiver pronto para dar a partida.

2. Problemas com as velas de incandescência

As velas de incandescência são dispositivos que ajudam a aquecer os motores diesel, auxiliando no seu funcionamento. Quando apresentam defeitos, tanto a partida quanto a aceleração do motor pode ser prejudicada.

Sons estranhos ao dar partida, funcionamento irregular do motor e dificuldade para engatar podem ser sintomas de problemas com as velas de incandescência.

Fique atento também à luz das velas no painel do veículo, que geralmente se apresenta como uma linha ondulada. Se ela começar a piscar ou se acender de maneira intermitente, procure ajuda especializada para verificar o funcionamento desses componentes.

3. Problemas elétricos podem comprometer a partida

Alguns veículos a diesel possuem uma bateria adicional para auxiliar o funcionamento do motor. Caso esteja enfrentando problemas de partida, verifique se elas estão em boas condições. Nesses casos, a substituição da bateria descarregada pode resolver o problema.

4. Problemas no motor de partida

Apesar de ter alta durabilidade e não necessitar de muita manutenção, o motor de partida também pode ser o responsável por alguns problemas de partida em motores diesel.

Esse componente é fundamental para que o motor comece a funcionar, por isso, verifique a necessidade de manutenção caso não consiga dar a partida no veículo ou se sentir falta de potência e torque ao dirigir.

Esses são alguns problemas comuns de partida que podem acontecer em motores diesel. Aproveite agora para conhecer a tecnologia para verificação do sistema de injeção eletrônica diesel!

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação.

Entre em Contato
Mensagem enviada com sucesso!